sábado, 20 de dezembro de 2008

Carona solidária





Você já ouviu falar em carona solidária ? aquela que tenta através da solidariedade automobilística, reduzir o trânsito e a poluição nas grandes cidades.

Nos Estados Unidos, Canadá e vários países da União Européia, a carona solidária obtem incentivos dos orgão competentes como faixas exclusivas que são destinadas a veículos que tenham um passageiro ou mais.
No Brasil, o incentivo dos órgãos públicos ainda se limita a disponibilizar sites que possibilitem o encontro de quem quer dar ou receber carona. Mas se depender da disposição da maioria dos brasileiros para abrir as portas do carro a estranhos, a iniciativa vai demorar um pouco para engrenar. Atualmente, 64% dos automóveis da cidade de São Paulo andam apenas com seus motoristas, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego.

No Brasil ainda há um fato cultural, onde o cidadão quer ter seu carro para si, seja por status, mostrar "que ele tem o melhor carro, o mais potente", ou simplesmente uma extensão de sua casa, onde faz o que quer sem ter que dividir com "estranhos".

Mas algumas iniciativas bem-sucedidas como é o Caronas Unicamp http://www.caronasunicamp.com/, organizado por estudantes, e que conta com quase três mil usuários.

Há outros sites para quem quer levar uma vida mais sustentável:




além de iniciativas públicas de alguns estados, como a do Governo do Estado de São Paulo, “Mutirão da Corona” www.ambiente.sp.gov.br/mutiraodacarona, que incentiva a racionalização do uso de veículos.

Ações assim com certeza irão melhorar não somente o trânsito, mas também a qualidade de vida dos cidadãos, motoristas ou não.

Tata irá patrocinar Ferrari na F1



A crise mundial está mudando os cenários de todos os seguimentos, principalmente na F1, como já anunciada a saída da HONDA, redução de custos etc.
A mais nova é o patrocinio da montadora indiana TATA como principal anunciante da Scuderia Ferrari na F1, com contrato assinada no último dia 17. Mas a Tata já fornecia peças para a Scuderia e tem parceria com a FIAT em outros projetos. A Tata tem planos audaciosos no mundo automobilístico e já circulou pela internet rumores que teria oferecido comprar a própria Ferrari, mas isto foi antes da crise, e agora a história será outra ?

Strada Adventure 2009



A Fiat mostra a cara de sua linha 2009, e já de cara temos a Strada Avdenture, com cara nova e com o sitema LOCKER ( bloqueio do diferencial para melhorar o desempenho onde há pouco atrito). Apesar da mudança no visual e ítens, o preço continua o mesmo do antecessor R$ 47.550,00, claro que devido a crise mundial e também a redução de IPI.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Grand Livina



Normalmente quem gosta de colocar grandes grades cromadas na frente de seus carros luxo é a Ford, mas parece que a Nissan também quer seguir a tendência!